segunda-feira, 23 de junho de 2014

Algumas dicas para Desenvolvedores JUNIOR

Algumas dicas para Desenvolvedores JUNIOR:
Outro dia eu estava lendo um artigo em inglês de um site de TI sobre dicas para quem está iniciando em Desenvolvimento de softwares (< 2 anos de experiência na área de programação).
Achei as dicas muito interessantes e resolvi traduzir o texto com as minhas palavras (de uma maneira mais interpretativa ou até mesmo no Sentido figurado).

O texto original ON BEING A JUNIOR DEVELOPER pode ser encontrado aqui:

http://mattsencenbaugh.com/on-being-a-junior-developer/

 

1
LEIA O CODIGO DE OUTROS PROGRAMADORES:

Talvez a melhor maneira melhorar suas habilidades técnicas é lendo o código de outras pessoas. O Github é um dos melhores lugares para você encontrar códigos. Melhor ainda se você já tiver um programador experiente e capacitado no seu local de trabalho, em que possa se espelhar no código dele e poder ainda tirar quaisquer duvidas de sintaxe.
Neste quesito existe duas coisas muito importantes:
a)      Definir bem o nome de métodos e variáveis. Bons programadores deixam o código legível e entendível para qualquer pessoa de fora do projeto.
b)      Consiga visualizar o sistema como um todo dentro de sua cabeça e entenda-o. Uma boa pratica para escrever o código e saber o que está fazendo e aonde se quer chegar.
2
PLANEJE O QUE IRÁ FAZER

Antes de começar a escrever o seu código, pegue um papel e caneta e desenhe seu código. Estes desenhos não precisam ser muito complexos, mas devem proporcionar uma visão holística de como os componentes de seu código irão funcionar e interagir entre si. Neste momento você poderá explorar diferentes maneiras de resolver seu problema, e qualquer coisa poderá apagar tudo e começar do zero. Desta maneira você verá que perderá menos tempo do que se tiver que refatorar o código após uma semana de desenvolvimento por falta de planejamento.
3
TENHA UMA OPINIÃO

Mesmo sendo novato, você deve ter uma opinião e deve saber as razões pelas quais formou aquela opinião. Perguntar a si mesmo por que formou determinada opinião é uma boa pratica para começar a formar respostas consistentes de suas opiniões quando elas lhe forem questionadas.
4
FAÇA PERGUNTAS

Após estar integrado com o sistema que está desenvolvimento, faça perguntas relativas ao funcionamento do sistema e a escolha das tecnologias que estão sendo aplicadas no sistema. Bem como a base de dados escolhida.
Assim ficará mais de fácil de entender o sistema como um todo e poder contribuir pela melhora do sistema.
5
EXPLORE NOVAS TECNOLOGICAS

Muitas vezes os desenvolvedores ficam presos a uma tecnologia e acabam tendo medo de experimentar algo novo. Acabamos ficando presos dentro de uma caixa por medo de não conseguir aprender ou falhar.
Entretanto é crucial lutar contra esses instintos e aprender novas tecnologias. Cada linguagem nova que aprendemos nos expõe a novos paradigmas e diferentes maneiras de resolver os problemas, consequentemente expandindo a nossa visão universal do mundo da programação.
6
ABRAÇE OS TESTES UNITÁRIOS

Teste unitário é uma nova pratica de desenvolvimento e devemos cultivar essa cultura. Ela, além de dar maior confiança que o código funciona como realmente deveria, ela nos ajuda a melhorar os protótipos de função antes mesmo de construí-los.
7
REFATORE

O trabalho de um desenvolvedor não é tão somente escrever código, também é função do desenvolvedor dar manutenção / atualização em um sistema já existente que está rodando no cliente.
Muitas vezes encontramos códigos tão porcamente escritos que acabam se tornando impossíveis de manter. Outras vezes ao alterar uma função acabamos prejudicando o funcionamento de outra parte do sistema.
A realidade é que ao longo do tempo, vamos pegando experiência como desenvolvedores, aumentando nosso conhecimento e a maneira como desenvolvemos um sistema. O que desenvolvemos a um ano atrás com certeza não funciona tão bem quanto o que estamos desenvolvendo hoje, e isso torna o código de um ano atrás mal escrito? Devemos começar o sistema do zero e refazer tudo?
A decisão de refazer todo o sistema geralmente é uma perda de tempo e dinheiro, e normalmente ela demora mais tempo do que imaginamos e planejamos.
A melhor solução é a medicina preventiva. Devemos estar constantemente reescrevendo e refatorando nossos códigos. Uma boa regra dos métodos ágeis e sempre deixar o código de uma maneira melhor do que quando encontramos ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário