segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cinco “S” (Kaizen) aplicados no desenvolvimento de software

Cinco “S” (Kaizen) aplicados no desenvolvimento de software

Seiri: separar;
Seiton: organizar;
Seiso: limpar;
Seiketsu: padronizar;
Shitsuke: manter;

Assim como a metodologia Lean de desenvolvimento de software e Kanban, o Kaizen também ‘nasceu’ no Japão, como parte da metodologia de trabalho da Toyota, conhecida também por Just in Time. O 5S foi e continua sendo muito usado para dar suporte a metodologias como Kanban para ajudar no processo de melhoria continua.
O conceito do 5S é para ser um método que visa organizar o local de trabalho ou um fluxo de trabalho. Uma que vez que aplicamos o Kaizen no local de trabalho, o time de colaboradores irá ter um local de trabalho mais limpo e organizado. Quando aplicado em um fluxo, qualquer colaborador poderá cumprir as etapas do mesmo e rapidamente identificar se alguma delas está faltando ou foi ‘pulada’.
Um time de desenvolvimento pode se beneficiar da pratica do Kaizen em sua rotina de trabalho, vamos olhar passo a passo como podemos aplicar em nossos projetos:
   Seiri: separar;
Revisar nosso código antigo para remover quaisquer funções obsoletas e não mais utilizadas, bem como muitas funções que acabam não sendo mais usada e deixamos comentadas dentro do código. Muitas vezes utilizamos ferramentas de controle de versão (git), e a mesma guardará as mudanças para nós, não precisamos deixar o código comentado para ver o que se passou. Vale lembrar aqui o conceito do YAGNI (You Ain't Gonna Need It)
   Seiton: organizar;
Muitas vezes no desenvolvimento de software, acabamos fazendo uma força tarefa para agilizar a conclusão de determinado programa. Com essa força tarefa, acabamos fazendo certas ‘gambiarras’ para entregar o software no prazo. Devemos ter a preocupação para separar um tempo e destrinchar o código, separar bem as classes e utilizar o conceito de OO.
   Seiso: limpar;
Importante que reservemos tempo para refatorar nosso código. Sempre que tivermos oportunidade devemos procurar melhorar e limpar um programa já desenvolvido. Mas devemos sempre nos lembrar de rodar as rotinas testes após a refatoração. Ter utilizado o TDD pode ser tornar muito útil quando for refatorar seu código.
   Seiketsu: padronizar;
Devemos manter um padrão de codificação. Nosso código deve estar legível e de rápida compreensão. Uma ótima técnica do Extreme Programming para criar um padrão nos times de desenvolvimento é o Pair Programming.
   Shitsuke: manter;
Uma vez que os padrões de desenvolvimento foram estabelecidos e o código foi revisado para garantir a melhor técnica e desempenho, devemos manter em alto nível tanto de nossas habilidades como desenvolvedores quanto o código desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário