terça-feira, 19 de agosto de 2014

Entendendo as métricas e indicadores para desenvolvimento LEAN



Quando utilizamos uma metodologia de trabalho LEAN com base no Kanban dividimos o trabalho em pequenas etapas, como, por exemplo, em um processo de desenvolvimento de softwares temos as etapas de Backlog (aprovação e documentação), Desenvolvimento, Teste Solicitante, Teste Suporte, Publicação, Finalizar (manualizar e comunicar clientes).

Adotar métricas e indicadores é uma medida eficaz para que as equipes possam entregar software em menor tempo e com melhor desempenho para seus clientes. Existem diversas métricas que serão explicadas na tabela abaixo. Estes indicadores são feitos para times que utilizam o Kanban como ferramenta para gerenciar o seu processo de desenvolvimento.

Além de que, o Kanban em si só já ajuda a limitar e monitorar o trabalho em progresso e consequentemente aumentando a qualidade e a velocidade de entrega do software.


METRICA
DESCRIÇÃO
VALOR AGREGADO
MEDIÇÃO
Inicio ao Fim
Lead Time
Da data de registro da ideia até o final do processo de desenvolvimento incluindo tempo que o projeto ficou trancado
Prove uma visão inteira do tempo que demora um projeto desde o tempo de sua concepção até a entrega para o usuário
Desempenho Histórico
Entrega
Lead Time
Tempo que o software ficou desde o registro do backlog até a conclusão
Permite a empresa ter uma data de entrega precisa para cada tipo de solicitação
Promessa de Entrega
Processo
Cycle Time
Registra o tempo em cada etapa do quadro Kanban
Permite identificar gargalos e verificar as causas de demora de entrega de software
Melhoria de Processo
Solicitações
Verifica o numero de solicitações sendo desenvolvidas durante o mês
Prove uma visão da quantidade de pedidos sendo feitos pelos clientes
Lançamento de versões
Entregas
Numero de entregas de desenvolvimentos realizados por mês
Fornece dados a respeito da quantidade de entrega de novos softwares aos clientes
Lançamento de versões
Capacidade de Trabalho
Quantidade de processos sendo realizados por cada equipe
Quantificar os limites das raias baseados com o trabalho realizado pelas equipes
Métrica de Performance
Acerto de Previsao
Percentual de desenvolvimentos que foram realizados dentro do prazo previsto / orçado
Identifica qual parte do processo precisa ser revista e se está faltando alguma fase do processo
Métrica de Performance
Tempo de Correção
Quantidade de horas gastas resolvendo um erro ou um problema de negocio que impede um trabalho de ser completado
Prove uma visão interna a respeito de quanto um defeito / erro está interferindo nas atividades
Métrica de Performance
Melhoria de Processo
Erros Encontrados
Quantidade de idas VS voltas de solicitações sobre um determinado período de tempo
Frequência que um software é desenvolvido sem retornar etapas
Melhoria de Qualidade

fonte:
http://leanagilechange.com/leanagilewiki/index.php?title=Kanban_Metrics_%26_Improvements

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