terça-feira, 23 de dezembro de 2014

JSON vs XML

Por muito tempo, XML foi a única opção para transferir dados via web. Como não existiam outras opções, XML era utilizado para todas as aplicações que necessitavam transferir dados. Este formato era utilizado para transferir dados de texto e numérico, e também utilizado para transferência de documentos, imagens, áudio, vídeo e muito mais. Agora que temos outras opções, o XML foi sobrepujado em diversas maneiras. Nos dias de hoje temos a opção de escolher entre JSON e XML quando criamos arquivos de dados.

Com o JSON, você estará limitado a enviar apenas dados do tipo texto e numérico, já o XML lhe dá a liberdade de enviar qualquer tipo de dado que você deseja. Esta habilidade permite o XML ser mais flexível que o JSON. Entretanto, isto dificulta a leitura do XML, deixando o arquivo mais extenso, para que possam ser trafegados arquivos de imagens, gráficos, e outros tipos de arquivos. Como a transferência de arquivos clássicos, que contem somente dados, não se torna necessária toda essa ‘extensabilidade’ podendo ser beneficiado da simplicidade do JSON, onde os arquivos são gravados na forma de array, utilizando de uma familiar a linguagem orientada a objetos. Esta formatação permite uma fácil importação de dados do JSON para as linguagens de programação.


Essa simplicidade com a qual o JSON cria os arquivos é o que deixa muito mais rápido o tráfego dos arquivos, pois o arquivo já vem no formato de dados, enquanto no XML você tem que transformar o arquivo no formato de dados antes de importar, o que faz o JSON ser um tipo de formato superior para web APIs.

fonte:
https://www.udemy.com/blog/json-vs-xml/

Nenhum comentário:

Postar um comentário